-
Arquitetos: Lake|Flato Architects, Matsys Design
- Área: 83 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Casey Dunn
-
Fabricantes: Kreysler & Associates, Lumenpulse, Mission Solar, Prosoco, Tremco
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Confluence Park é um laboratório vivo que permite que os visitantes tenham uma maior compreensão dos ecótipos da região do Sul do Texas e da função da bacia hidrográfica do Rio San Antonio.Em todo o parque, os visitantes aprendem através da observação, do engajamento e da participação ativa.
Localizada na confluência do Rio San Antonio com o riacho San Pedro, a ideia de confluência está presente em todos os aspectos — dos grandes gestos, como o relevo do parque representando a convergência de ecótipos na região sul do Texas,ao pavilhão “pétalas”, que imita a forma de plantas que são estruturadas para canalizar o orvalho e a água da chuva para as suas raízes, até a escala dos padrões da pavimentação que remetem ao fluxo e à confluência dos cursos de água.
Construído com pétalas de concreto que pousam levemente sobre o solo, o Pavilhão BHP — o pavilhão principal — apresenta uma geometria que coleta e canaliza a água da chuva para um sistema de captação de água em todo o terreno. Os pavilhões em todo o parque proporcionam sombra e abrigo ao mesmo tempo que atraem visitantes para observarem o ciclo da água no Confluence Park e como ela se relaciona diretamente com o Rio San Antonio.
O Centro Multiuso de Educação Estella Avery, com um telhado verde que fornece massa térmica para aquecimento e resfriamento passivos, serve como um espaço de sala de aula que se abre para o pavilhão. A água da chuva coletada através do sistema de captação de água no terreno serve como a principal fonte de água em todo o parque, e todo o local é alimentado por uma matriz fotovoltaica que fornece 100% da energia anualmente.